Pesquisar

Leia no seu idioma

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Chega de vitimismo!

Fui enganado! Ele me magoou profundamente! Ela é uma irresponsável, faço tudo por ela e ela ainda pisa em mim! Meus filhos não me respeitam, é sempre assim!
Já percebeu que em todas as frases acima você é a vítima? Qual é a sensação? É muito ruim? E porque raios você ainda se põe nessa situação? Está passando da hora de você parar de responsabilizar os outros e começar a se responsabilizar pela sua vida!


Você já conhece a lei da atração (se ainda não conhece, leia aqui) e sabe que funciona sempre quando você se põe em uma determinada situação ou lugar. Quando você se coloca na posição de vítima, o que receberá em troca é mais situações para que você continue a ser a vítima da história.


É injusto culpar o outro quando você está permitindo que o outro te faça mal! Não estou eximindo o outro do que ele fez/faz, estou apenas explicando que você o permitiu e sabe muito bem disso porque se sente mal por não tomar nenhuma atitude.
Uma amiga vivia em um relacionamento turbulento com seu marido e filhos. Em uma conversa, ela reclamou que ele a maltratou com agressões verbais, que a enganou de várias formas e que isso se repetia com muita frequência. Falei que a culpa toda era dela por permitir que ele a tratasse assim. É claro que ela demorou para aceitar, afinal o foco dela (inconsciente) era  de ser a vítima da história...

Quando você não tem o controle da sua vida, tudo fica chato, seu dia é cansativo, sua vida não é alegre e parece que as situações só pioram com o passar do tempo, quando você acorda pra vida percebe que é o outro que controla sua vida, seu trabalho, sua saúde, suas ideias, seus sonhos. É como aquela velha amiga que sempre quer dá pitaco na sua vida,  é como aquele parente abusivo que você sustenta ou é como sua esposa que vive dizendo como você deve ou não, cortar o cabelo.

Há também uma outra situação da qual não exime sua culpa e é pior! Aquela em que você é a vítima altruísta, “ eu aguento tudo isso porque temos filhos pequenos” ou “ eu faço isso por ela, porque ela não consegue se virar sozinha”. E eu digo que além de vítima altruísta, você é hipócrita porque sabe que isso te faz mal e pensa que ao “desabafar” os outros te admirarão. Se você costuma ser vítima por ser permissivo demais, não fique triste, você pode mudar e tem a chance de fazê-lo agora se quiser!

Comece hoje fazendo o exercício do NÃO PERMITO.

Sempre que alguém tiver alguma atitude abusiva, diga EU NÃO PERMITO. E nem ouse pensar que é grosseria. Grosseria é a falta de amor e respeito por si. Comece agora a aceitar que nasceu para o melhor pois dessa forma você entenderá que não pode aceitar nada abaixo do melhor, saberá se colocar em seu devido lugar e saberá colocar cada pessoa em seu devido lugar. Essa atitude nada tem a ver com arrogância, tem a ver com respeito a si mesmo e com o outro. Essa atitude te ensina que o outro só te trata da maneira como você se trata e como você se permite ser tratado.
E por favor, entenda de uma vez por todas: cada um sabe das suas ações, cada um sabe o que é certo e errado e não cabe a nós julgamos as atitudes dos outros
É de sua inteira responsabilidade se conhecer e  se valorizar pois só dessa forma terá sabedoria para sair do vitimismo e tomar o controle da sua vida.

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário